Você sabe qual a melhor maneira de lavar a calcinha?

Você sabe qual a melhor maneira de lavar a calcinha?

As peças íntimas demandam um cuidado maior na hora da lavagem. Saiba lavar as calcinhas da maneira correta!

 

Lavar as roupas de maneira adequada é uma das formas de manter a higiene pessoal e a saúde em dia. Mas nem todo mundo sabe como lavar as calcinhas, por exemplo, o que pode ser um problema.

E quando falamos em calcinhas delicadas, o problema pode ser ainda maior, já que muitas mulheres acabam estragando as peças. Mas como lavar calcinhas de maneira que a saúde íntima e a qualidade das peças sejam preservadas?

 

Qual o sabão adequado?

 

O sabão ideal para lavar calcinhas é o neutro, ou seja, sem cheiro ou cor. Isso porque estes podem provocar alergias. Sabonetes líquidos também podem ser utilizados com este fim, desde que tenham sido feitos para a lavagem de peças íntimas. É importante destacar também que o sabão deve ser removido por completo.

 

Como tirar o odor das calcinhas?

 

O mau cheiro nas peças íntimas incomoda bastante. Para ajudar a remover este mau odor a dica é utilizar uma solução de água, vinagre de vinho branco, bicarbonato de sódio e sabão neutro. Esta solução é antibacteriana e antifúngica. Assim, ela ajudará a remover o mau cheiro que tanto incomoda.

 

Saiba lavar as calcinhas da maneira correta

 

Fazer a lavagem adequada das calcinhas é fundamental. Isso porque temperaturas muito altas, por exemplo, podem acabar danificando o tecido, principalmente se ele for de um tipo mais delicado. Mas como lavar do jeito certo?

 

1. Limpeza profunda

Para uma limpeza profunda, utilize sabão neutro, como indicamos. A dica é deixar de molho por algumas horas, facilitando o trabalho do sabão. Assim, ele conseguirá remover a sujeira mais rapidamente.

 

2. A temperatura adequada

A temperatura ideal é de até 30°C, se o seu objetivo for manter a qualidade do tecido da calcinha. Esta dica é importante para peças de renda, por exemplo. Elas são mais delicadas e precisam de um cuidado maior.

É importante também lembrar que você precisa ficar atento à etiqueta de cada peça, pois ela indica a forma correta de lavar.

 

3. Lavando na máquina

Apesar de não ser muito recomendado, há pessoas que preferem colocar as calcinhas na máquina de lavar. Se este for o seu caso, seja por falta de tempo ou por algum outro motivo, evite misturá-las com outras peças de roupa.

 

Nunca misture calcinhas e meias, por exemplo. As meias podem acumular bactérias que, em contato com as calcinhas, podem prejudicar a saúde íntima. Evite também colocar na máquina peças mais delicadas, como renda e calcinhas com pingentes e lantejoulas.

 

No tanque: se for lavar no tanque, o que é mais adequado, coloque todas as peças em uma bacia, adicione o sabão antibacteriano e deixe de molho por uma hora. Depois, basta esfregar delicadamente e em seguida enxaguar.

 

Não lave no banho: o banheiro é um local que acumula muitos germes. Por isso, não é recomendado lavar peças íntimas neste ambiente.

 

4. Não deixe sabão

Remover todo o sabão das calcinhas durante a lavagem é a primeira regra para quem se preocupa com a saúde íntima. O acúmulo de sabão pode provocar irritações e alergias na pele. Por isso, remova todos os resíduos.

 

As peças de algodão, por exemplo, são as mais absorventes. Por isso, elas precisam de um enxágue maior, já que é mais difícil de remover o sabão destas peças.

 

5. Lavando peças delicadas

Para as peças delicadas a dica é não colocar na máquina de jeito algum. Separe também estas peças das outras calcinhas e faça a lavagem de acordo com todas as dicas anteriores. Afinal, preservar a qualidade do tecido também é importante.

 

Secando do jeito certo: lembre-se que as calcinhas só podem ser guardadas, assim como qualquer outra peça, depois que estiverem completamente secas. Por isso, pendure ao sol, em um local arejado.