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YouTube promove canais de especialistas em saúde

Desde 2020, o mundo inteiro está vivenciando outra realidade a partir da disseminação do novo coronavírus, que se tornou um grande caso de saúde pública no mundo todo.

Mesmo que agora a situação seja bem menos catastrófica do que no início da pandemia – especialmente por conta da vacinação , outro problema continua sendo sentido por muitas pessoas: a desinformação.

A pandemia de COVID-19 deixou claro o potencial nocivo das fake news (notícias falsas), comprometendo a vida de muitas pessoas.

Buscando reverter esse quadro, as plataformas digitais analisam os conteúdos relativos à saúde, seja para quem deseja estudar medicina ou apenas se informar sobre assuntos relacionados. Exemplo disso é a atual promoção de canais especializados em saúde pelo YouTube.

A ideia é valorizar conteúdos que sejam verídicos, de qualidade e principalmente que ofereçam ao público informações importantes sobre a saúde, sem recorrer a achismos ou dubiedades. Confira a seguir.

Programa de certificação para canais de saúde

Segundo o portal Olhar Digital, no final de outubro deste ano, o YouTube anunciou que vai adicionar ao programa de certificação da plataforma canais de especialistas na área da saúde.

Em outras palavras, isso significa que esses canais ganharão um selo de certificação próprio.

A iniciativa é mais um avanço na tentativa de oferecer conteúdos de qualidade e de confiança para os usuários, especialmente no que diz respeito à saúde das pessoas.

Dessa forma, profissionais da área que produzem esse tipo de conteúdo poderão receber o selo, podendo ser:

  • Médicos;
  • Terapeutas;
  • Enfermeiros;
  • Psicócologos.

No ano de 2021, o YouTube já tinha introduzido uma espécie de rótulo que dava esse tipo de informação aos usuários, especialmente em canais mais populares voltados para a área da saúde.

Ao mesmo tempo, a plataforma ainda consegue separar os conteúdos desses canais como fontes de informação de saúde.

Atualmente, as inscrições para garantir o selo estão restritas aos influenciadores digitais de países como a Alemanha e os Estados Unidos da América – algo que tende a se expandir no próximo ano.

O convite também é aberto a entidades governamentais, hospitais, instituições de ensino e departamentos de saúde pública.

Requisitos para se candidatar

Existem alguns requisitos básicos para um canal de saúde receber o selo de certificação. O mais importante é que o seu conteúdo seja voltado apenas para o assunto saúde.

Ao mesmo tempo, o canal deve ter mais de duas mil horas de exibição dos vídeos nos últimos doze meses.

O licenciamento profissional tanto de influenciadores propriamente dito como de pessoas da área da saúde é outro critério para a candidatura ao selo da plataforma.

Vale dizer que, mesmo quem já tem o certificado, mas está divulgando notícias falsas, poderá ser desautorizado pelo YouTube.

Para isso, serão utilizados recursos que combinam a revisão por parte de profissionais com mecanismos de inteligência artificial (IA), de modo a detectar se os canais estão seguindo as diretrizes previamente estabelecidas.

Essa é uma ajuda e tanto para eliminar conteúdos duvidosos e informações inverídicas.

Segundo o líder global do YouTube Health, Garth Graham, caso um canal qualificado receba um “aviso das diretrizes da comunidade ou tenha conteúdo removido por violar nossas políticas, ele perderá a qualificação”.

O usuário poderá se inscrever de novo em 90 dias caso os problemas das diretrizes sejam resolvidos.

Legitimidade a partir das diretrizes

Outro aspecto importante e que ajuda a legitimar a certificação de especialistas em saúde pelo YouTube tem a ver com os critérios adotados para a formação das diretrizes relativas à publicação desse tipo de conteúdo.

Para tanto, a plataforma se utiliza de instruções dadas por instituições de renome internacional, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), com a Academia Nacional de Medicina (ANM) e o Conselho de Sociedades de Especialidades Médicas (CMSS).

Dessa forma, o YouTube se mostra como um verdadeiro aliado no combate à divulgação de fake news, tornando o ambiente digital mais verídico e acessível para todos.