Páscoa

Atividades divertidas para surpreender as crianças nesta Páscoa

A Páscoa está chegando, e além de ter um simbolismo religioso grande, esse também é o momento favorito da maioria das crianças, afinal, é quando o coelho da Páscoa vem entregar os ovos de chocolate. E quem não ama um bom chocolate, não é mesmo?

Porém, para além da tradição de fazer a caça aos ovos, existem outras atividades que os pais podem fazer com as crianças, usando a criatividade para surpreender os pequenos nessa data.

Para que o evento se torne ainda mais especial, uma das melhores alternativas é apostar em atividades que sejam estimulantes para as crianças e tenham essa magia do coelho da Páscoa.

Tais ações deixam o feriado mais divertido e sai do tradicional de apenas dar o chocolate para os pequenos. Esse tipo de atividade é interessante, já que as crianças têm energia de sobra e adoram inventar e brincar com coisas diferentes.

Se você tem filhos e está pensando em deixar a Páscoa mais divertida, abaixo confere uma lista com atividades que vão estimular a criatividade e, com certeza, vão surpreender as crianças.

Detalhe importante: não se esqueça de que nessa data não podem faltar muitos ovos de Páscoa para os pequenos se deliciarem, e os adultos também.

Siga as pegadas

Essa brincadeira é uma variação da famosa caça aos ovos, só que nesse caso temos algumas pistas. As pegadas do coelhinho são espalhadas pelo chão e elas levam aos ovos de Páscoa.

Você pode usar adesivos em formato de patinhas de coelho, pode fazê-las em casa, utilizando cartolina e canetas coloridas, ou também pode desenhar as pegadas no chão com farinha.

Para deixar a brincadeira mais desafiadora, coloque alguns obstáculos, isso vai estimular as crianças a pensarem e deixa tudo ainda mais divertido.

Ovo na colher

Essa brincadeira já é conhecida e tradicionalmente é feita com ovos cozidos, mas como estamos falando da Páscoa, o ideal é substituí-los por ovinhos de chocolate.

Nessa brincadeira, cada criança deve levar uma colher com um ovinho na boca. A lógica é chegar o mais rápido possível sem deixar o ovo cair da colher.

Aqui também vale colocar alguns obstáculos para deixar a brincadeira mais divertida e emocionante para os pequenos.

Quente/frio de miniovos de Páscoa

Você, com certeza, conhece a brincadeira do quente ou frio. Era quando as crianças tinham que achar algo que estava escondido a partir das dicas e se dizia se estava quente (perto de achar) ou frio (longe de achar).

Essa brincadeira pode ser adaptada para a Páscoa, e para isso você precisa de miniovos e de alguns pequenos que vão ser divididos em dois grupos.

Esconda os miniovos em lugares diferentes. Então, enquanto as crianças os procuram, você deve auxiliar dizendo se está quente ou frio.

Conforme elas forem achando, os chocolates devem ser colocados em uma cestinha e, no final, ganha o grupo que tiver achado mais miniovos de chocolate.

Amigo-secreto chocolate

O tradicional amigo-secreto também pode ser feito na Páscoa, só que nesse caso os presentes são chocolates. Não tem como não amar, não é?

Você pode fazer o sorteio alguns dias antes da data e depois reunir todo mundo para fazer a entrega dos chocolates. Entre os sabores mais populares estão:

  • Ao leite;
  • Meio amargo ou amargo;
  • Branco;
  • Recheado com creme de avelã;
  • Com pedaços de biscoito.

Como ovos de Páscoa podem ser caros, vale a pena investir em outros tipos de chocolate. Se for algo feito somente entre as crianças, não se esqueça de ajudá-las na hora de descrever o amigo-secreto de cada uma. 

O salto do coelhinho

Essa é uma ótima brincadeira para fazer com as crianças. Para ela, você vai precisar de giz colorido e, com ele, vai fazer duas linhas no chão com uma pequena distância entre elas.

Depois, peça para os pequenos começarem pulando de um lado ao outro e, aos poucos, vá aumentando a dificuldade, separando a linha para que pulem o mais longe possível.

Para a brincadeira ser mais temática, faça arquinhos que imitam as orelhas do coelhinho ou pinturas nos rostos das crianças. É uma maneira de fazer com que os pequenos brinquem e se divirtam sem precisar de muita coisa. Afinal, o que importa mesmo é se divertir!