negócio em refeições

Características de um negócio em venda de refeições

O mercado de refeições é bastante amplo, isto porque ele abrange diversos negócios, desde o fornecimento de marmitex para empresas e refeições coletivas, até restaurantes de comidas tradicionais, entre muitos outros serviços.

Nesse contexto, um dos serviços que mais vêm aumentando no mercado brasileiro é a venda e entrega de comidas.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), o setor de alimentação em 2016 teve um aumento no faturamento médio de 9,3% com relação ao ano de 2015.

Outro ponto importante é que esse aumento foi influenciado pelos aplicativos de delivery, que possibilitam a entrega de alimentos diferenciados, que vão de lanches vegetarianos, café da manhã saudável para emagrecer, bem como opções mais ou menos gordurosas.

Contudo, para que um modelo de negócios de alimentos e entrega de refeições tenha sucesso, é preciso atentar-se para alguns aspectos como um plano de negócios, estratégias de marketing para divulgação dos serviços de entrega de refeições e também o uso de cameras de monitoramento para que a cozinha e o depósito não seja perdido.

Neste artigo abordaremos alguns aspectos para a montagem de um modelo de negócio de venda e entrega de comidas.

O plano de negócios: princípio norteador

Para que empreendimentos e negócios diversos sejam colocados em prática, é necessário a elaboração de um plano de negócios.

O plano de negócios permite que o empreendedor do ramo de alimentos tenha uma visão completa sobre o mercado e a empresa que está prestes a nascer.

Assim, o plano consiste em uma pesquisa de mercado que garante a organização financeira.

No plano de negócios também é possível estimar o que será possível para montar as empresas, como projeto eletrico, sistema de entregas e também a emissão de notas fiscais.

Vale destacar que este documento prevê futuros faturamentos, havendo uma previsão de médio e longo prazo, além da análise do público-alvo.

Portanto, para o funcionamento seguro de uma empresa, é necessário a elaboração de um plano de negócios feito com a ajuda de uma consultoria administrativa e com o suporte de muitos outros profissionais, como os contadores e fiscais.

Dicas de negócios no ramo de refeições

A venda de refeições pode ser bastante variada, indo desde produtos de fast-food presenciais, bem como de produção artesanal e outros ramos.

Abaixo falaremos de dois possíveis negócios que podem ser considerados para obter sucesso no setor de venda e entrega de alimentos:

1. Venda de marmitex

A venda de marmitex ou marmitas é um dos principais negócios no setor de venda e entrega de refeições. Isto porque são vendidas para trabalhadores ou pessoas que não sabem/desejam cozinhar.

As empresas são as que mais compram esses tipos de produto por conta da facilidade na refeição e otimização do tempo dos colaboradores.

Este serviço também é preferido por oferecer um cardápio variado e com bastante qualidade.

2. Restaurantes e refeições

Os restaurantes é uma outra opção de negócio que é bastante popular e muito procurado pelas pessoas que trabalham em horário comercial e não querem pedir marmitex. Esses restaurantes oferecem almoço e, alguns, oferecem também o serviço de entregas.

Para que esse negócio dê certo, é necessário investir em um cardápio de qualidade, além de se atentar a alguns pontos administrativos, como o conserto de relógio de ponto e na limpeza e divulgação dos serviços.

Assim, vimos que para que um serviço de venda e entrega de refeições tenha sucesso é preciso:

  • Investir em um plano de negócios;
  • Verificar o ambiente;
  • Identificar o ramo do negócio;
  • Apostar na estruturação.

Marketing para negócios de alimentação

Para que a venda e o serviço de entrega de refeições funcione, é necessário investir em marketing. O investimento neste setor permite que ocorra um retorno bastante atraente, com o aumento significativo das vendas e a fidelização da clientela.

Investir em marketing não está atrelado apenas na produção de peças publicitárias, mas em uma estratégia que consistem em ações específicas ou campanhas completas.

Algumas ações de marketing que são possíveis para que o negócio de vendas presenciais e de entrega aumentem é a troca de refeições grátis após acumulo de determinados pontos; criação de pacotes de alimentação diárias, permitindo que os clientes economizem mensalmente; descontos em determinados pratos; descontos por indicar um amigo; entre tantos outros.

Uma outra dica é o uso das redes sociais para promover sorteios e a interação com público.

Portanto, para que uma empresa de venda e entrega de refeições seja possível, é preciso o cuidado com os sistemas elétricos do local, como a instalação de cabine primária alta tensão, que permite a distribuição da energia da rua até o estabelecimento, escolha do setor do negócio e em estratégias de marketing.