alimentação delivery

Empreendedorismo: restaurante e alimentação

O setor de alimentação vêm crescendo muito nos últimos anos, principalmente no Brasil. O mercado cresceu com o avanço dos aplicativos de delivery, que por meio de entrega de pequenas cargas, oferecem refeições nos mais diversos restaurantes da cidade.

Outro fator que possibilitou o aumento dos restaurantes e dos negócios voltados para refeições é a mudança de consumo dos brasileiros, que aderem à novas nutrições como o vegetarianismo e o veganismo.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA), os negócios de alimentação finalizaram 2016 com um aumento de 9,3% com relação ao ano anterior, com um aumento dos serviços de entrega realizadas pelo motoboy no ABC.

Neste artigo abordaremos alguns pontos relacionados ao desenvolvimento de negócios no ramo alimentício, bem como suas principais características, como o uso de sobremesas no cardápio.

Negócios no ramo de alimentação

Os negócios de alimentação são variados e, portanto, para que pequenos empreendedores tenham sucesso neste ramo, é preciso conhecer algumas ideias de bussiness neste setor, que vão de venda de açaí atacado até venda de marmitas.

1. Vendas de marmitas

As vendas de marmita são um dos negócios mais lucrativos no setor de alimentação e de refeições. Isto acontece porque a maioria dos contratantes são empresas que compram esses produtos para os seus funcionários, ou a escolha dos próprios funcionários para evitar gastar tempo.

Assim, as vendas de marmita se destacam pelo cardápio diferenciado, que pode ser tanto escolhas mais tradicionais e balanceadas ou uma alimentação saudável cardápio.

2. Produtos naturais para alimentação

Um dos fatores que impulsionou os negócios de alimentação foi a mudança de hábitos alimentares das pessoas.

Assim, recorrer aos produtos naturais é uma boa aposta para um restaurante ou mercados de produtos naturais.

Os restaurantes de produtos naturais evitam produtos com excesso de gordura e sódio, apostando em um cardápio composto de café da manhã saudável para emagrecer, como saladas, verduras, macarrão integral, carnes grelhadas e peixes.

Isso proporciona mais saúde e bem-estar aos clientes, além de fidelizar um nicho.

Restaurantes saudáveis

A mudança nos hábitos alimentares começou a gerar novas oportunidades, tanto de emprego, como de produtos.

Um restaurante mais saudável está ligado à uma refeição regada a verduras, legumes e frutas, portanto, possibilitando o aumento dos restaurantes vegetarianos e veganos.

Muitos restaurantes começaram a mudar os cardápios de seus estabelecimentos por um com uma comida mais saudável e quase livre de proteína de carne vermelha ou branca.

Isso porque uma alimentação vegetariana não exclui as pessoas que não se definem dessa forma, porém agrega diferentes grupos alimentares como:

  • Os veganos e vegetariano;
  • As pessoas com perfis fitness;
  • Jovens e pessoas que querem cortar frituras e gorduras;
  • Idosos.

Portanto, para pequenos empreendedores, investir em um cardápio digital de comida natural pode ser uma estratégia bastante interessante e que pode impressionar. Mas lembre-se, para que o rumo do restaurante possa mudar, planeje e estabeleça metas e objetivos que deverão ser atingidos.

As sobremesas no cardápio

Um dos pontos fundamentais para qualquer cardápio são as sobremesas, inclusive em cardápios mais naturais, pois há opções para esse tipo de dieta.

As sobremesas consistem em doces que são servidos após a refeição principal. Existem sobremesas clássicas e outras mais novas. Porém, em um pequeno restaurante, gerida por um pequeno empresário, é necessário investir em uma releitura dos clássicos, adicionando elementos novos e também mais saudáveis.

Um exemplo é usar farinha integral e chocolate natural para produção de tortas e doces, bem como um petit gateau com sorvete de limão, ao invés do tradicional sorvete de baunilha.

Também é possível que o restaurante possa desenvolver um cardápio exclusivo de sobremesas, com receitas e ingredientes próprios, criando também um grupo de apreciadores únicos, gerando credibilidade ao negócio.

Abaixo falaremos de dois tipos de sobremesas que podem ser incluídas no cardápio dos restaurantes aos poucos, como:

  1. O cheesecake de frutas vermelhas: essa sobremesa é bastante conhecida no exterior e é clássica por misturar muitos sabores, como o salgado do cheesecake, o doce das frutas vermelhas e o azedo da geleia. O cheesecake também pode ser serviodo com outras coberturas;
  2. Tortas: essas são sobremesas que podem ser feitas de diversos sabores, como de chocolate, de frutas e muitos outros. Assim, alie criatividade e sabor e as sobremesas ganharão o público.

Portanto, vimos como montar um restaurante e investir em outros setores como o da comida saudável e a necessidade de colocar sobremesas no cardápio pode ser o ponto de destaque para o sucesso do seu empreendimento do setor alimentício.