De carros solares a e-bikes: o que esperar da mobilidade em 2023?

A inovação e tecnologia são movimentos que estão presentes em diferentes setores do mercado, principalmente o de mobilidade. Hoje, é impossível listar um negócio que não faça uso da tecnologia em seus processos, e podemos citar:

Esses são apenas alguns exemplos de segmentos que têm apostado em soluções inovadoras.

Outro segmento que está investindo e promete trazer muitas novidades para os consumidores em 2023 é o de mobilidade. Veículos movidos à energia solar, e-bikes e materiais sustentáveis estão entre os assuntos do momento no setor.

Confira o que você pode esperar para o próximo ano!

Veículos movidos à energia solar

Tão futurista quanto um carro voador, os veículos movidos à energia solar já estão muito próximos de se tornar realidade.

Em um claro avanço com relação aos carros elétricos, os chamados “veículos solares avançados” são uma inovação que deve impactar a indústria de veículos como um todo.

Em 2023, algumas empresas devem divulgar os seus primeiros modelos de carros movidos à energia solar.

Enquanto a empresa californiana Aptera planeja lançar no próximo ano o seu veículo elétrico solar de dois lugares, a holandesa Lightyear deve lançar o modelo “0” na mesma linha.

Para quem curte acompanhar as novidades automobilísticas, é uma boa notícia que sinaliza a maturidade do mercado. Vale a pena ficar de olho nas próximas novidades que devem surgir em breve.

Incentivo a utilização de transporte público

O aumento nos subsídios para o transporte público, principalmente em países europeus como Alemanha e Espanha, são uma forma encontrada pelo governo para incentivar a população a usar menos veículos particulares.

O transporte público é uma solução de mobilidade urbana que impacta positivamente na sustentabilidade, já que reduz a dependência na utilização do gás.

Com o conflito entre Rússia e Ucrânia, os países europeus têm adotado medidas visando minimizar a utilização de gás e o incentivo ao transporte público é um exemplo. Ao longo de 2023, esse movimento deve crescer em todo o continente europeu.

Ampliação dos investimentos em materiais sustentáveis

A utilização de materiais sustentáveis é um movimento que está presente em diferentes mercados, e no segmento de mobilidade não poderia ser diferente. Em 2023, a inovação deve seguir acompanhada do uso de materiais sustentáveis, principalmente na fabricação de veículos.

No último ano, a fabricante sueca Volvo iniciou o uso de aço livre de combustíveis fósseis em caminhões elétricos. Esse aço é produzido a partir de uma nova tecnologia que usa hidrogênio e eletricidade verde em sua produção.

Com isso, o impacto climático causado pela cadeia produtiva da Volvo é reduzido significativamente.

A busca por inovação no uso de materiais também está sendo usada na fabricação de bicicletas, empresas holandesas e alemãs já têm desenvolvido peças de bikes como freios e rolamentos com materiais recicláveis.

Além da produção de novos produtos, a venda de bicicletas modulares também está crescendo. A ideia é que as peças desses veículos sejam intercambiáveis, assim é possível aumentar o ciclo de vida dos equipamentos e minimizar o impacto causado no meio ambiente.

As bicicletas elétricas estão vindo para ficar

Em 2022 as bicicletas elétricas (e-bikes) passaram a circular com mais frequência em algumas cidades brasileiras. Em países como os Estados Unidos, por exemplo, a venda foi tão expressiva que surpreendeu até os fabricantes de carros.

A expectativa é que em 2023 o uso de bicicletas elétricas cresça ainda mais, principalmente em razão do aumento no custo dos combustíveis e da busca crescente por meios de locomoção mais dinâmicos e baratos.

Além do custo elevado para manutenção do carro, o usuário perde mais tempo no trânsito e precisa gastar com estacionamento. Com a bicicleta elétrica, boa parte desses problemas deixa de existir.

Design circular na criação de produtos

Por fim, não podemos deixar de falar sobre as tendências de mobilidade para 2023 sem deixar de mencionar o design circular, mas você sabe o que isso significa? Essa expressão é utilizada para se referir ao processo que reimagina toda a criação de um produto.

Nesse sentido, o segmento de mobilidade visa aplicar as ideias do design circular de maneira estratégica, visando repensar as etapas de fabricação de peças e produtos.

Esse movimento está relacionado à busca por meios sustentáveis de escolha de matéria-prima, processos de fabricação e reciclagem dos materiais.

Em 2023, a grande tendência é a busca por reciclagem, sustentabilidade, reutilização e economia de recursos naturais.