Pesquisa aponta as 5 marcas mais procuradas do mundo em 2022

Em um cenário mercadológico cada vez mais dinâmico e competitivo, é importante que as empresas estejam atentas às exigências dos consumidores, buscando fortalecer suas marcas por meio de uma estratégia desenvolvida com o suporte de especialistas e empresas de comunicação visual.

Os comportamentos de consumo se alteram ano após ano e as organizações empresariais, independentemente do seu porte ou segmento de atuação, precisam estar atentas a essas mudanças, se adaptando às oscilações de mercado e traçando ações estratégicas que as destaquem. 

Mas o que será que as grandes empresas têm feito nesse sentido? Quais são as marcas mais procuradas em 2022 e por que elas se destacaram no mercado? É o que você vai descobrir neste post especial sobre marcas e estratégias de posicionamento. Confira! 

Marcas mais procuradas no mundo em 2022

Segundo uma pesquisa realizada pela Business Financing, entre as marcas mais procuradas pelos consumidores ao longo de 2022 a nível mundial estão nomes conhecidos como: 

  • Amazon;
  • Netflix;
  • Walmart;
  • eBay;
  • Ikea. 

A pesquisa apontou, por exemplo, que a Netflix é a marca procurada no maior número de países (92), e que a Amazon é a marca mais pesquisada em volume contendo 335,4 milhões de pesquisas mensais”.

Mas o que torna essas marcas tão conhecidas em todo o mundo? Será que elas usam estratégias que podem ser aplicadas em outros negócios, mesmo que de menor porte? E por que o posicionamento de marca é tão importante no mercado nos dias de hoje?

Posicionamento de marca

Todas as empresas citadas na pesquisa investem em posicionamento de marca. A estratégia de branding tem o objetivo de estabelecer um vínculo entre o consumidor e uma determinada marca, fazendo com que ela seja lembrada pelo público.

Independentemente do tamanho da empresa ou do segmento em que ela atua, é interessante que os gestores invistam em branding, uma vez que ele tem como foco fazer com o cliente lembre da identidade visual da empresa.

Dessa forma é possível gerar uma aproximação com a marca, o que contribuirá para que ela permaneça na memória do consumidor.

O suporte de empresas especializadas em posicionamento de marca é indispensável, uma vez que essa estratégia depende de um planejamento e uma visão ampla do mercado.

Isso quer dizer que não basta criar um logotipo e uma identidade visual bacana, é necessário transmitir valores que despertem sentimentos e sensações no público consumidor. 

Construir uma imagem positiva junto ao mercado é um passo super importante no posicionamento de marca e na construção de autoridade dentro do seu nicho de atuação. 

Dicas práticas que vão ajudar a fortalecer a sua marca

O primeiro passo para começar a montar a sua estratégia de posicionamento de marca consiste em estudar grandes marcas presentes no mercado e identificar uma com a qual você se identifique.

Escolha uma empresa ou uma rede que você admira e que entende que tem uma conexão com a missão, os valores e o perfil do seu negócio. Avalie os produtos e serviços oferecidos por essa empresa e como ela se posiciona junto ao mercado e ao público consumidor. 

Se a comunicação adotada pela empresa corresponde aos valores do seu negócio, é sinal de que o posicionamento por ela adotado tem atingido os resultados.

Agora é a sua vez de entender como aplicar estratégias de posicionamento de marca no seu negócio. Considerando as características e o perfil da sua organização, você pode utilizar como base para a sua estratégia um conceito conhecido de marketing: 4Ps. 

4 pilares do marketing e posicionamento de marca

Este conceito se baseia em quatro pilares: produto, preço, praça e promoção. O aprimoramento de cada um desses pilares permite desenvolver uma ação estratégica de posicionamento de marca.

Somado a ele, é interessante levar em consideração outros quatro pilares, que têm uma visão mais abrangente do negócio e se vinculam à experiência com a marca: 

Verdade

O seu produto/serviço entrega verdade? Facilita a solução de um problema real do consumidor?

Valor

A comunicação adotada pela sua empresa consegue transmitir aos consumidores os valores que ela cultiva? 

Velocidade

O seu posicionamento e comunicação acompanham as demandas e variações de tendências do mercado?

Vivência

A experiência que a sua marca está oferecendo é relevante para o mercado em que ela atua? 

Para conseguir um bom posicionamento de marca, é indispensável entregar uma experiência positiva aos consumidores.  

Por isso, invista no desenvolvimento de estratégias e ações que estejam fundamentadas em verdade, valor, velocidade, vivência, produto, preço, praça, promoção. Com boas práticas, é possível atingir excelentes resultados.