loja

Elementos importantes para uma loja de joias

Quando se decide abrir uma loja ou investir em um negócio, por meio de sócio ou parceria, surgem muitas dúvidas sobre como esse processo deve ser feito, quais são as burocracias, o público, os produtos a serem vendidos, e principalmente, qual será o lucro do negócio.

Um dos segmentos interessantes para se investir é em uma loja de jóias, que comercialize produtos com metais preciosos.

No entanto, para abrir esse segmento, é importante estar atento a alguns detalhes tanto da parte técnica como estratégias de como atrair o seu cliente, ter contato com bons fornecedores e vender um produto de qualidade e com selo ambiental para os clientes.

Por isso, se você pensa em investir nesse segmento, esse artigo é para você.

Como montar sua loja de joias?

Para abrir uma loja de joias é importante seguir algumas dicas que falaremos nesse artigo, sendo elas:

  • Tenha um plano de negócio;
  • Busca orientação técnica;
  • Defina seu público-alvo;
  • Defina o local que sua empresa será montada;
  • Verifique quem serão seus fornecedores;
  • Verifique como funciona a contratação dos funcionários;
  • Pense na documentação exigida pelos órgãos públicos;
  • Análise estratégias de divulgação e marketing.

Essas são algumas dicas para quem deseja investir nesse segmento, mas além delas, é fundamental pensar no valor financeiro disponível, assim como o capital de giro e o tempo de retorno do investimento.

Esses detalhes financeiros bem definidos e planejados evitam danos ao empreendedor assim como perdas.

Tendo esses processos bem definidos assim como a escolha do local, é importante equipar esse ambiente que precisa ser moderno e seguro (até pelos produtos que comercializa).

Uma dica é apostar em algo mais clean, por meio de um balcão caixa pequeno, mais reservado e com acesso a poucas pessoas, de preferência, o gerente e alguns funcionários.

A decoração também pode ser com poucos móveis e apostando na sofisticação do local, para otimizar os espaços disponíveis.

Pensando na otimização, vale a pena instalar uma porta de vidro de correr com objetivo de tornar o local mais sofisticado e ainda, aproveitar os espaços, atraindo a visibilidade dos clientes.

O que pode ter nessa loja?

Agora que você já sabe alguns passos e procedimentos para ter sua loja de joias, é importante pensar em quais produtos serão comercializados no lugar. Isso depende do que falamos no início desse artigo a respeito do público-alvo da sua empresa.

De modo geral, é comum que essa loja comercialize:

  • Brincos;
  • Pulseiras;
  • Colares;
  • Anéis;
  • Correntes.

Sobre o tipo de produto, ele pode conter alguns metais preciosos como é o caso do ouro e da prata, assim como algumas pedras preciosas tipo a safira, rubi ou diamantes.

Pensando no tipo de produto assim como no público-alvo, uma dica pode ser incorporar uma pulseira para bebe, já que isso é uma tendência e muitos pais desejam presentear seus filhos com esse elemento, porque geralmente o ouro não causa alergias na criança.

Além disso, outro tipo de material que pode ser muito solicitado é o colar de ouro feminino, que agrega bastante sofisticação e modernidade na pessoa.

Existem vários tipos de colar de ouro que variam desde com a inserção de pedras preciosas, alguns pingentes e outros. Isso dependerá do desejo do cliente e do produto que ele pretende adquirir.

Outra dica diz respeito ao uso da pulseira de ouro masculina, até porque, pulseira também é assunto de homem e por isso é, inclusive, uma excelente opção de presente. Ou seja, diante desse cenário, percebe-se que existem muitos produtos disponíveis no mercado e por isso, o empreendedor deve verificar quais ele deseja comercializar em sua empresa.

Pense na segurança do estabelecimento

Uma das dicas desse artigo para o empreendedor que tem uma loja de joias é pensar na segurança do local. Como sua empresa trabalha com produtos de valor elevado, isso pode atrair ainda mais a visão de bandidos e assaltantes.

A recomendação é contratar uma empresa de segurança privada para tomar conta do local, pois isso inibe a ação dos bandidos.

Essa empresa geralmente é terceirizada e conta com uma equipe técnica para a realização da segurança do imóvel.

Além disso, é possível instalar também outros equipamentos como:

  • Câmeras de segurança;
  • Alarmes;
  • Presença de cofres com senhas;
  • Monitoramento por meio de softwares.

Tendo essas atitudes, você garante a segurança do seu imóvel, funcionários e clientes, aumentando ainda mais a visibilidade e credibilidade do local.