Entendendo as Garantias Pessoais

Muitos proprietários de pequenas empresas ficam surpresos quando um credor pede uma garantia pessoal quando solicita um empréstimo comercial. A maioria dos credores, incluindo credores on-line como OnDeck, exige uma garantia pessoal. Reduz o risco do credor associado ao empréstimo porque dá aos credores o direito de buscar os bens pessoais do mutuário se sua empresa não pagar a dívida.

Como essa é uma prática padrão para a maioria dos credores que oferecem empréstimos para pequenas empresas, não há nada para se alarmar, mas é importante que você entenda como funciona uma garantia pessoal e o que isso pode significar para suas finanças pessoais – além do que isso significa para seu negócio.

O que é uma Garantia Pessoal?

Uma garantia pessoal é exatamente o que parece. Ele dá ao seu credor o direito de perseguir seus bens pessoais (do fiador) se sua empresa não pagar um empréstimo comercial.

Os credores de pequenas empresas entendem, em muitos casos, que existe uma relação entre a saúde financeira de uma pequena empresa e a saúde financeira do pequeno empresário. Esta é uma das razões pelas quais os credores tradicionais exigem uma garantia pessoal.

A maioria dos credores compartilha o ponto de vista de que “isso garante que o mutuário tenha interesse pessoal suficiente em jogo no negócio”. E tomará todas as medidas ao seu alcance para efetuar todos os pagamentos periódicos até que o saldo do empréstimo seja pago integralmente.

Ao concordar com uma garantia pessoal, o mutuário comercial concorda em ser 100% pessoalmente responsável pelo reembolso do valor total do emprestimo de 200 mil reais, além de qualquer cobrança, custos legais ou outros custos relacionados ao empréstimo.

Como uma garantia pessoal pode afetar as finanças pessoais de um mutuário?

Esteja ciente de que, se você garantir pessoalmente um empréstimo para uma pequena empresa e a empresa não puder fazer pagamentos periódicos em dia, isso provavelmente também refletirá negativamente em sua classificação de crédito pessoal. Isso também pode se aplicar a um cartão de crédito comercial ou outro tipo de dívida para pequenas empresas.

Isso é algo que você pode querer conversar com seu credor se achar que essa pode ser uma situação que você pode enfrentar no futuro.

O OnDeck exige uma garantia pessoal?

Para muitos proprietários de pequenas empresas, é provável que uma garantia pessoal faça parte de qualquer empréstimo para pequenas empresas. E sim, como muitos credores, o OnDeck exige uma garantia pessoal.

Se você não tiver certeza sobre quaisquer documentos de empréstimo, incluindo aqueles pertencentes a uma garantia pessoal, consulte um consultor de confiança ou seu advogado para ter certeza de entender o que é necessário e como isso pode afetar seus negócios.