Sustentabilidade

Sustentabilidade: estamos no caminho certo?

Sustentabilidade: estamos no caminho certo?

A busca pelo desenvolvimento sustentável se tornou cada vez mais indispensável, ao passo que o crescimento das práticas capitalistas colocam em cheque a garantia de que os recursos naturais estão sendo preservados nesse processo de gradativos avanços.

Dividindo opiniões, o debate sobre desenvolvimento sustentável passa por uma questão inevitável e comum a todos os pontos de vista, que é a grande pergunta: estamos no caminho certo no que diz respeito à sustentabilidade?

A forma como a sociedade tem explorado recursos naturais para garantir avanços sócio-econômicos e tecnológicos deve continuar tendo grande destaque nos debates e, para isso, é fundamental que compreendamos em plenitude os conceitos em torno de um ideal de economia verde.

O que é sustentabilidade?

A sustentabilidade é um princípio que busca equilibrar os recursos naturais disponíveis e a exploração deles pela sociedade. Isto é, uma sociedade sustentável é aquela que alcança a harmonia entre a disponibilidade versus utilização de recursos.

Existem três princípios que norteiam o conceito, são chamados de “tripé da sustentabilidade”. O tripé engloba os aspectos:

1. Ambiental: diz respeito aos recursos naturais e como são usados pela sociedade;
2. Econômico: diz respeito ao consumo de bens, produção e distribuição deles levando em conta como base o fator ambiental + social.
3. Social: diz respeito à condição de vida das pessoas e fatores como saúde, educação, alimentação e acessibilidade a recursos.
Esses três fatores devem estar em plena harmonia para que o tripé se sustente.
Além do tripé, deve-se considerar também os tipos de sustentabilidade, são eles:

  • Sustentabilidade ambiental;
  • Sustentabilidade social;
  • Sustentabilidade empresarial;
  • Sustentabilidade econômica.

Muito mais do que se preocupar com separação do lixo e poluição, a sustentabilidade é o que nos assegura que as próximas gerações terão condições minimamente dignas de viver no planeta terra.

E a questão se fortalece: estamos no caminho certo?

Constantes medidas são tomadas para o desenvolvimento sustentável ao redor do mundo todo, mesmo que muitos países ainda estejam no mapa da pobreza e que outros sejam responsáveis por mais da metade da emissão de poluentes como monóxido de carbono.

Diante desse cenário, para responder a essa questão, é importante lançarmos um olhar sobre o caminho para a sustentabilidade de forma clara.

Afinal, qual é o caminho para a sustentabilidade?

Alguns fatores são elementares no debate em questão. E, sem sombra de dúvidas, o maior e mais importante ponto de partida é a educação ambiental.

Educação ambiental
Por mais que hoje se fale muito sobre sustentabilidade, esse é um conceito relativamente novo para a nossa sociedade, que iniciou o debate formalmente só na década de 70, quando houve a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em 1972, para que fossem tomadas medidas sobre os impactos observados nas décadas anteriores.

Dito isso, a educação ambiental entra como protagonista do nosso caminho rumo a um mundo sustentável e ecológico, isso porque ela busca a formação de pessoas verdadeiramente conscientes e cidadãs.

Com isso, é possível ter uma sociedade que atua ativamente na transformação da realidade ao seu redor.

Soluções complexas para problemas complexos
Você já deve saber que para problemas complexos, deve-se buscar soluções complexas. Romper a zona de conforto. É exatamente isso que o caminho certo rumo à sustentabilidade exige das grandes corporações e de todo cidadão.

Compensação ambiental
O plantio compensatório é um bom exemplo de compensação ambiental, que consiste em um mecanismo financeiro criado para balancear os impactos causados ou previstos na implantação de um negócio.

Como falaremos mais adiante, a ação das empresas na busca pela sustentabilidade tem um papel imenso e inegável, daí a importância da compensação ambiental.

É como se as corporações devolvessem, de alguma forma, para a sociedade e para o meio ambiente, aquilo que elas estão tomando para que suas empresas rodem.

Como a sustentabilidade está presente no dia a dia?

Na realidade do cidadão, a sustentabilidade está presente em práticas como:

  • Separação de lixo;
  • Uso de material escolar ecológico;
  • Reutilização e reaproveitamento de resíduos e da água;
  • Uso de materiais biodegradáveis;
  • Atenção no uso e no descarte de plástico;
  • Reciclagem;
  • Economia de água;
  • Consumo reduzido de carne bovina;
  • Usar meios de transporte não poluentes;
  • Economia e uso consciente de energia elétrica;
  • Entre outros.

Além disso, uma tendência muito grande é que cada vez mais os consumidores optam por marcas que oferecem produtos naturais, orgânicos, biodegradáveis e ecológicos de maneira geral.

Esse movimento acaba tendo dois pesos muito importantes: torna o cidadão um membro ativo na busca pela sustentabilidade e coloca as empresas em movimento para buscar atender isso de maneira genuína.

Ações das empresas

A sustentabilidade empresarial é, talvez, o tipo de desenvolvimento sustentável mais impactante de todos. Isso porque as grandes empresas têm uma pegada ecológica muito maior do que uma família, por exemplo.

Nesse sentido, cobrar das grandes corporações medidas sustentáveis para manter suas linhas de produção é nosso dever enquanto cidadãos.

E considerando que caminhamos com cada vez mais firmeza em busca de um mundo sustentável e ecológico, é notável a crescente preocupação das empresas em garantir que não estão deixando rastros negativos imensos no planeta, indo do que antes se apresentava como “isso não é problema meu” para “vamos criar uma rede de impacto positivo”.

É claro, essa não é uma regra e infelizmente não são todas as corporações do mundo que estão preocupadas com isso, afinal, nem mesmo todos os chefes de estado estão. Entretanto, algumas das ações de sustentabilidade empresarial mais notáveis dos últimos tempos são:

  • Garantir impactos positivos de cunho social;
  • Seleção mais criteriosa de fornecedores, tendo em mente a sustentabilidade;
  • Uso consciente da água;
  • Otimização de operações para evitar desperdícios;
  • Reaproveitamento de resíduos;
  • Criação de recursos com resíduos;
  • Adoção do digital para evitar o uso descontrolado de papel;
  • Uso de energia limpa;
  • Postos de coleta seletiva de lixo;
  •  Certificação ISO 14001.

Uma outra medida elementar para os negócios é garantir que, em sua comunicação com a sociedade, cumpram também o papel de informar e conscientizar.

Não dá para fingir que faz

Pode parecer óbvio, e é, mas a obviedade não impede a incidência desse tipo de situação: não dá para fingir que faz. Como é o caso de muitas empresas que se posicionam como ecológicas, mas na prática, não são.

Um caso recente foi o exemplo da Braskem, que investiu em um espaço em rede nacional no Big Brother Brasil da Globo para falar sobre separação de lixo.

A petroquímica busca criar soluções sustentáveis para o plástico, e garantir que uma audiência imensa como a do BBB esteja em contato com informações fundamentais sobre a separação do lixo pode ter parecido uma medida importante.

Entretanto, alguns anos antes a corporação foi responsável pelo desaparecimento de diferentes bairros em Maceió devido à extração de sal-gema, causando afundamento do solo na região.

A prova de que a sociedade está de olho é que em pouquíssimo tempo após a empresa aparecer no programa, a revolta tomou conta nas redes sociais e até abaixo assinado foi feito para que a empresa não aparecesse mais no reality. Afinal, a Braskem estava investindo em sua própria imagem enquanto famílias de Maceió estavam sem receber indenização pelas perdas.

A demanda por criação de site para empresas ecológicas

Ainda pensando no mérito de tomar um papel de conscientização e de garantir o acesso à informação, a demanda por criação de sites para empresas ecológicas e sustentáveis faz parte do chamado Marketing Verde.

O conceito visa criar a diferenciação da empresa através de soluções e medidas sustentáveis e ecológicas. Desde o posicionamento até os produtos que entrega.

Além de cumprir um importante papel na sociedade, esse posicionamento, quando verdadeiro e efetivo, pode garantir um efeito em cadeia incrível.

E o primeiro impacto causado no digital pode ser através do site ou dos canais de mídia social. Daí a importância e o crescimento da criação de sites para empresas sustentáveis.

Cursos relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade

Considerando que uma gestão empresarial sustentável abrange muito mais do que o respeito ao meio ambiente, englobando também o bem estar e a conscientização dos colaboradores e fornecedores, investir em cursos na área pode ser uma excelente medida.

Desde um curso tecnólogo até uma pós graduação EAD, as possibilidades oferecidas pelo mercado são diversas.

A sustentabilidade já faz parte da sua vida?

Por fim, fica o convite para que você se questione se a sustentabilidade já faz parte da sua realidade e se o seu dia a dia já impacta ativamente no planeta com responsabilidade social.

Aos que empreendem, o convite é ainda mais importante e com certeza deve ser considerado na jornada empreendedora.