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Mercado Industrial: crescimento ou recessão?

Mercado Industrial: crescimento ou recessão?

O mercado industrial é um setor de constante movimentação e que, sem sombra de dúvidas, proporciona um impacto direto na sociedade – desde a geração de empregos, até a entrega de soluções industriais.

Isso porque se trata de um sistema chamado mercado produtor, ou seja, mercado Business to Business (B2B), que consiste em organizações e consumidores que adquirem bens e serviços que serão utilizados em outros produtos ou serviços.

Dessa forma, o efeito em cadeia dos impactos do andamento e da saúde do mercado industrial impacta diretamente os outros mercados – revendedor e governamental.

Diante de um cenário pós pandêmico, com guerras, inflação alta e altos níveis de desemprego e fome pelo mundo, surge o questionamento acerca da atual situação do mercado industrial: estamos caminhando para o crescimento ou para a recessão?

O que é recessão econômica?

O termo recessão nos remete a ideia de retroceder, experienciar um retrocesso ou uma retração. No caso da economia, o conceito é o mesmo. Basicamente, quando um país está em recessão econômica significa que sua economia está desacelerada por um período de tempo considerável.

Nessas condições, temos como consequência a redução dos níveis de emprego, atividade empresarial e da renda das famílias. Dentro do ciclo econômico de expansão, pico da expansão, recessão e depressão, quando a recessão não é contida o país caminha para a depressão, que é uma grande e mais grave crise econômica estabelecida.

Isso acontece em função de diversos fatores, desde a geopolítica até casos de pandemia como aconteceu com o coronavírus. O fato é que a recessão traz incerteza não só para as empresas, mas para o consumidor também, que acaba segurando os gastos para assegurar que poderá pagar suas contas.

Por termos problemas recorrentes como os citados aqui como consequências da recessão no Brasil, você deve estar se perguntando se estamos em uma recessão econômica. A resposta é: não.

Apesar de a situação econômica brasileira não ser a mais favorável, o IBGE mostra dados fundamentais: o PIB brasileiro está crescendo. Houve um crescimento do PIB, ao longo dos 4 trimestres de 2022, de 4,7% no total.

Entretanto, devemos refletir sobre outras questões para responder à pergunta sobre o mercado industrial e o caminho que ele está tomando.

Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais

Um dos maiores indicadores que temos como parâmetro para essa análise é o Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais. Ele é responsável por medir a parcela da produção industrial destinada ao mercado interno.

Em novembro de 2022, o Ipea registrou uma queda depois de quatro meses de crescimento contínuo, sendo que a demanda interna por bens industriais caiu 3,2% em relação a novembro de 2021.

Não obstante, na prática, as maiores tendências do mundo estão cada vez mais próximas da realidade do mercado industrial brasileiro. E isso nos dá um sinal de esperança ao passo que com o acompanhamento do mercado internacional e suas tecnologias, podemos nos manter competitivos e lucrativos.

7 Principais tendências para o mercado industrial em 2023

Algumas tendências têm marcado o mercado industrial nos últimos anos e a projeção é de que continuem crescendo e impactando cada vez mais o funcionamento e a dinâmica da indústria, são tendências para as quais todo profissional da indústria deve lançar um olhar.

De acordo com o relatório “Top Strategic Technology Trends 2023”, publicado pela Gartner, e parte do grupo mais relevante de relatórios e projeções do segmento, as empresas devem injetar em sua gestão a tríade elementar do momento: otimização, escalabilidade e pioneirismo. Tudo isso atrelado ao objetivo de ter sustentabilidade. Confira os trends.

1. Indústria 4.0
Também chamada de Quarta Revolução Industrial, a Indústria 4.0 é um conceito que corresponde às tecnologias de automação e gerenciamento de dados para otimização de processos.

Essa movimentação não aconteceu do dia para a noite e é algo crescente na indústria, que muitas vezes batalha para garantir que está em vantagem competitiva no mercado e fazendo parte da transformação digital.

Nesse contexto, não é à toa que a Gartner prevê que mais de 50% das empresas do mundo utilizarão tecnologias de SaaS (Software as Service) para acelerar os negócios até 2027.

Estar em dia com o mercado tecnológico permite que a indústria ofereça soluções completas no desenvolvimento de produtos e fabricação.

2. Supply chain
Ainda de acordo com a consultora americana, 75% das maiores empresas do mundo farão, até 2026, o uso de robôs de inteligência interlogísticas para otimizar os custos.

E investir em supply chain (gestão de cadeia de suprimentos, em português) nada mais é do que investir na segurança da informação de toda a cadeia produtiva que esses robôs englobam, desde a produção até a manutenção.

3. Transformação digital acelerada
Agora longe de ser um diferencial de mercado, a transformação digital é parte da realidade do mundo dos negócios como um todo. É intrínseca à sobrevivência de qualquer empresa.

Por isso, antes de considerar um investimento e alto custo em novas fábricas ou melhorias de maquinário, é recomendável considerar um investimento em tecnologias de interface descomplicada e que sejam inovadoras o suficiente para garantir o aumento da eficiência do “chão de fábrica”.

Sem precisar ir tão longe, a manufatura aditiva já demonstra bem o papel da transformação digital na indústria, visto que é responsável por tornar o processo de manufatura digital por adição.

4. Produção sustentável
É tendência clara dentre os pesquisadores de inovação, mercado e indústria que ter uma produção sustentável é uma responsabilidade cada vez mais forte, ao passo que as práticas das indústrias impactam o futuro do meio ambiente e da sociedade.

Uma das evidências dessa questão é o constante crescimento dos mercados de energia solar, telecomunicações, informática, energia e transporte.

A fabricação responsável é uma pauta que ganha cada vez mais relevância e deve estar em alinhamento com o funcionamento das empresas do mercado industrial em 2023 mais do que nunca.

5. Treinamento constante de funcionários
Para garantir o bom aproveitamento, a produtividade e eficiência operacional e até mesmo a prosperidade dos investimentos em um futuro digital e tecnológico, é preciso treinar os funcionários para acompanhar esse movimento.

É preciso criar uma cultura digital para garantir que novos modelos operacionais funcionem na indústria e para isso, a formação e educação da força de trabalho é indispensável.

6. Saas, Paas e Iaas
A orientação dos processos em função de serviços é uma tendência crescente no mercado industrial brasileiro e internacional. É importante que as empresas busquem trazer um tripé de serviços Software as a Service (Saas), aplicado a um sistema Infrastructure as a Service (Iaas) e Platform as a Service (Paas) ao passo que não é viável investir em um provedor próprio para esses recursos.

E, aqui, é válido reforçar a importância dos treinamentos para que se consolide uma cultura de forte e constante desenvolvimento de soft skills nas equipes, fator crucial para viabilizar o uso desses recursos tecnológicos.

7. Governança ESG
A governança ESG (Environmental, Social and Governance) é um modelo de gestão e liderança que ganha força em 2023 nas indústrias.

Conforme descrito anteriormente, buscar a tríade otimização, escalabilidade e pioneirismo requer das lideranças um papel fundamental e uma forma de gerir o negócio pautada em inovação disruptiva, levando em conta todas as particularidades do mercado e, principalmente, a segurança no trabalho.

Nesse sentido, a governança ESG é um mecanismo que cabe como uma luva para conquistar sustentabilidade, prosperidade, a otimização dos processos e eficiência.

Como a criação de sites beneficiará a sua indústria

Retomando o assunto da tendência número 3, que fala da transformação digital acelerada, uma medida simples como a criação de um site para sua indústria pode ser a virada de chave para conquistar:

  • Otimização da negociação com fornecedores;
  • Alcance de novas audiências;
  • Coleta de dados sobre seu mercado;
  • Posicionamento de marca;
  • Realização de campanhas sociais;
  • Aumentar a autoridade no segmento;
  •  Divulgação de novos produtos.

Você pode, por exemplo, tirar todas as dúvidas do seu potencial cliente sobre máquinas injetoras de plástico, um produto industrial importante e que requer seriedade na apresentação do produto, antes mesmo de fazer contato com essa pessoa.

Afinal, o mercado industrial está em crescimento ou recessão?

O mercado industrial está em uma linha tênue entre esses dois momentos do ciclo da economia. Não estamos vivendo uma recessão, mas vivemos um momento econômico desfavorável.

No entanto, os indícios que o mercado dá é de evolução tecnológica, dando continuidade ao movimento da Indústria 4.0 e demandando das corporações que estejam acompanhando essa movimentação.