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Moda pós-pandemia: mercado e tendências

A pandemia da Covid-19 alterou a forma com que o mundo inteiro vive: trabalhos, relacionamentos, diversão e cuidados com a saúde estão diferentes. A moda, como expressão de um momento que a sociedade vive, também foi influenciada. 

Depois da Primeira Guerra Mundial, os looks com pegada masculina foram destaque. Já no fim da Segunda, a roupa sexy ficou em evidência, como forma de comemoração.

Assim, é possível analisar quais vão ser as tendências de moda pós-pandemia e perceber como o mundo fashion foi afetado. Descubra algumas dessas tendências no artigo de hoje!

Moda pós-pandemia é consciente

Muita gente achou que a moda ficaria de lado durante a pandemia, já que as pessoas têm passado muito tempo em casa. Porém, nós não nos vestimos só para que os outros vejam. Vestimos roupas bonitas para nos sentirmos bem!

Na verdade, o que houve foi uma mudança nas prioridades. Por isso, a moda consciente tem sido muito valorizada nesse período, o que também vai se destacar na moda pós-pandemia.

A moda consciente fala sobre a diminuição do consumo desenfreado e a aquisição de peças de qualidade, para que durem por muito tempo. O crescimento dos brechós também faz parte desse movimento, chamado de moda circular.

Conforto será peça-chave

O conforto é um dos maiores legados para o mundo fashion pós-pandemia. Isso porque, dentro de casa, as pessoas perceberam que não precisam se apertar em roupas e sapatos desconfortáveis para estarem bem vestidas.

A moda comfy veio para mostrar que é possível unir conforto e beleza, seja em casa ou na rua, ou seja, você pode apostar em:

  • Moletons;
  • Calça de tecido;
  • Blusas largas;
  • Tecidos mais aconchegantes;
  • Entre outras peças.

Entretanto, isso não quer dizer que você perderá o estilo, pelo contrário, isso garante um charme extra.

Que tal um pouco de brilho?

Passar por um momento tão sério como o de uma pandemia influencia na forma como as pessoas se vestem. Não à toa, as cores do ano escolhidas pela Pantone, em 2021, foram o amarelo e o cinza. A ideia é passar uma mensagem de esperança em tempos incertos.

Assim, com o avanço da vacinação e a abertura do comércio e das fronteiras, as pessoas vão começar a ficar mais animadas, o que vai refletir em suas vestimentas. O brilho vai estar bastante presente nas roupas, como forma de mostrar a recuperação da alegria.

Marcas com propósito

Aliadas ao consumo consciente, as marcas perceberam que precisam de um discurso positivo, principalmente se quiserem agradar o público em geral.

Não é apenas vender blusas femininas da moda. O consumidor valoriza as marcas que diminuem o sofrimento animal, o impacto no meio ambiente e que se posicionam, inclusive, em causas e pautas que estão em alta.

Aumento do e-commerce

No Brasil, o e-commerce cresceu 47% no primeiro semestre de 2020. Isso representou a maior alta dos últimos 20 anos. Foram mais de 90 milhões de pedidos.

As lojas virtuais conseguiram ganhar a confiança do consumidor. Por isso, os comércios que não se adaptarem a essa tendência tendem a perder muitas vendas. Outro ponto são os múltiplos canais de venda, que vão além do site.

Muitas pessoas se sentem confortáveis fazendo pedidos pelo Whatsapp. O Instagram e Facebook também já oferecem suas plataformas de venda. Muitas grifes ainda não estão preparadas para oferecer esse serviço e isso acabou favorecendo as lojas menores.

Roupa antiviral

A moda e a tecnologia se juntaram para criar o tecido antiviral, que vai ser uma forte tendência para os próximos anos.

Ele é feito de fibras capazes de inativar bactérias e vírus, como o coronavírus. Alguns já são usados na fabricação de máscaras. Porém, é importante que a trama desse tecido seja bem justa, para que as partículas minúsculas não passem pelo meio do trançado.

Coleção-cápsula

Pensando no impacto ambiental e nas novas necessidades, as grifes estão aderindo à coleção-cápsula. O conceito já vem fazendo parte do cotidiano das pessoas que acreditam que “menos é mais”. 

O armário cápsula é montado com poucas roupas que produzem dezenas de combinações. Assim, estilistas estão montando coleções mais enxutas e aproveitando tecidos que já possuem, evitando o desperdício.

É difícil prever quando poderemos comemorar o fim da pandemia, ou imaginar até quando as máscaras vão fazer parte do nosso vestuário. Mas é certo que a moda pós-pandemia vai ser diferente do que já é.

Ademais, é o início de um novo ciclo. Então, conte sempre conosco para ficar informado sobre o mundo da moda!