O que é dedetização e quais os tipos existentes

O que é dedetização?

Dedetização é o procedimento de aplicação de produto químico que é direta ou indiretamente aplicado sobre os insetos, em doses adequadas, causando a sua morte. 

Seu objetivo é determinado estabelecendo-se a dose mínima necessária para atingir o resultado. 

Essa dose de inseticida varia de acordo com a função da substância ativa que ele contém, da sensibilidade de cada praga a esse produto e da estabilidade do mesmo no meio ambiente.

De modo geral, a ação da dedetização se dá pela quantidade e o tipo de praga, é importante lembrar que quanto maior for a área de contato com a praga urbana alvo, tanto mais eficiente será.

Para o uso dos produtos de dedetização, o Ministério da Saúde baixou as normas para evitar problemas, a partir das pesquisas relacionadas com as doses dos inseticidas de dedetização e do modo como podem ser aplicadas por  empresas dedetizadoras especializadas, inclusive do alvo a ser atingido.

Tipos de dedetização

  • Pulverização líquida ou spray

Esse tipo de dedetização pode trazer muitos riscos para a saúde, tanto das pessoas que moram no local a ser dedetizado, quanto aos animais de estimação que vivem ali. 

Este procedimento pode causar danos como intoxicação e os sintomas são: vômitos, náuseas, tremores, tosse e desorientação.

Por ser um método perigoso, quando a dedetização em spray é realizada em uma residência, é necessário tomar 4 medidas para que nenhum acidente aconteça. 

  • Mantenha todos os alimentos bem fechados 
  • É necessário ficar fora do local que será dedetizado por pelo menos 8 horas após a realização do procedimento
  • Se tiver animais de estimação é importante que eles sejam retirados também para evitar o risco de intoxicação
  • Após a aplicação do produto limpe bem a casa

 

  • Micropulverização

A micropulverização é um tipo de dedetização feita com a aplicação de inseticidas em dosagem baixa, principalmente em casos de infestação de insetos.

O equipamento utilizado nesse tipo de dedetização rompe com as partículas do inseticida, que podem atingir lentamente o inseto. Ela também possui riscos para a saúde e pode causar intoxicação.

  • Nebulização

A nebulização é uma forma de dedetização que transforma o inseticida em uma fumaça dentro do local que está sendo dedetizado, normalmente um local de grande área onde outros métodos seriam mais difíceis.

A nebulização também possui riscos para a saúde e pode causar danos como intoxicação. Nesse caso, também é preciso sair de casa por algumas horas.

E falando sobre água não podemos esquecer, que no ano de 2021 os brasileiros criaram uma forma dos carros movidos a água se locomoverem. Porém, já estamos encontrando algumas desvantagens.

  • Desinfestação com repelente em gel

A desinfestação por aplicação em gel é feita através de um gel, aplicado em locais estratégicos para que animais de estimação e crianças não tenham contato com esse produto. 

Os moradores do local que irão receber o gel não precisam sair de casa enquanto o produto é aplicado.

A aplicação do repelente em gel também é utilizada para espantar animais como pombos e morcegos, quando eles se tornam uma infestação naquele local. 

O produto mais indicado para esse tipo de uso é o gel repelente Bye Bird. 

Diferente de outros inseticidas utilizados em dedetizações que matam os animais alvo, o repelente Byebird apenas os mantém longe através do seguinte mecanismo:

  • Adesivo nas patas

O repelente em gel, por ser uma substância pegajosa e completamente atóxica, diferente de outras substâncias utilizadas na dedetização, provoca um desconforto nas patas dos pombos ou morcegos, que procuram outro lugar onde estejam livres desse incômodo.

Ou também se sua casa estiver com vazamentos, a total service desentupidora trabalha com caça vazamento Goiânia.

Durante o processo de dedetização e dependendo do tipo, poderão ser colocadas iscas ou vários venenos. 

Assim, os compostos para atrair os insetos serão colocados em locais de difícil acesso para evitar a curiosidade de animais domésticos e crianças.

Alguns cuidados devem ser tomados durante a dedetização em casas:

  • Na aplicação de inseticidas gasosos, é indicado que os moradores fiquem fora de casa por pelo menos 6 horas
  • Quando se utiliza iscas para captura de ratos, é importante que as mesmas sejam colocadas em locais de difíceis acessos para que animais domésticos e crianças não tenham contato.
  • Esses venenos podem ser letais a animais e causar grandes danos a humanos também
  • Antes de iniciar o procedimento de dedetização, é necessário que se faça uma limpeza para a fixação ideal dos compostos nas superfícies
  • Se a dedetização precisar ser realizada em armários e guarda-roupas para combate de traças e baratas, é necessário que sejam totalmente esvaziados, evitando que haja o contato do veneno com algum objeto de uso pessoal.

Outros serviços que podem ser considerados deteziadores, são os de limpeza e higienização de sofás por empresas especialistas. Estes, podem inibir a ploriferação de doenças causadas pelo acúmulo de bactérias em locais específicos dos estofados e tapeçarias dos ambientes.