Saiba como garantir a segurança dos funcionários e clientes na loja

Hoje em dia, proporcionar um ambiente seguro para os funcionários e clientes em lojas físicas é fundamental. Investir em segurança pode te ajudar a ter mais credibilidade e manter a competitividade no mercado.

Quando o lojista negligencia as vulnerabilidades das suas lojas, ele abre brechas para que pessoas que não estão bem intencionadas pratiquem crimes. Por isso, é importante contar com um bom sistema de segurança para a sua loja.

Para te ajudar a manter a segurança dos seus funcionários, conquistar o cliente e evitar problemas desagradáveis que possam prejudicar o fluxo do sua loja, preparamos este artigo com dicas para garantir um ambiente seguro para todos.

Como tornar o seu comércio mais seguro

Hoje em dia, ter lojas físicas vai além de ter uma boa estrutura e estratégia de marketing. 

Não importa se o sua loja é grande, média ou pequena, é preciso proteger da forma correta o local para que os funcionários e clientes tenham tranquilidade. Entre as medidas de segurança que você poderá adotar, vamos citar algumas a seguir.

Contrate um segurança para ficar na entrada

Colocar um ou mais seguranças na porta do seu estabelecimento, dependendo do tamanho, vai ajudar na defesa do seu comércio e se torna um diferencial, mostrando que você se importa e toma medidas efetivas para promover a proteção de todos ali.

Se alguém mal-intencionado se aproximar, o segurança posicionado na porta vai aumentar a dificuldade e o desinteresse dessas pessoas, que, geralmente, buscam locais menos protegidos e mais fáceis de roubar.

Tenha um sistema de segurança instalado

Ter um sistema de segurança é fundamental e um grande diferencial para que os clientes se sintam seguros. Ele também vai ajudar a proteger o seu patrimônio, pois, por meio dos equipamentos que serão instalados, o lojista poderá ficar atento à movimentação que acontece no seu estabelecimento.

Por isso, é preciso ficar atento a instalação, que se for feita de forma inadequada, não atenderá às expectativas do proprietário e o funcionamento será falho. Além disso, instalar em conjunto um sistema de alarmes é altamente recomendado.

Atente-se aos comportamentos incomuns

O comerciante e os funcionários precisam ficar sempre atentos aos comportamentos das pessoas que entram na loja e destoam do que é comum. Não é normal, por exemplo, ter pessoas circulando dentro do local sem fazer compras ou andando com frequência e ficando muito tempo na frente do estabelecimento.

Evite fazer os serviços de banco no mesmo dia

Antes de se aproximar de um estabelecimento para assaltar, os criminosos ficam longos períodos observando a rotina das pessoas nas lojas, para planejar o assalto. 

Por isso, é bom evitar ter uma rotina para ir ao banco pagar contas ou fazer depósitos. Alterne os dias e horários e vá fazendo um rodízio de pessoas, evite deixar apenas uma para essa finalidade.

Não deixe no caixa grandes quantidades de dinheiro

Evitar deixar o dinheiro acumular no caixa vai evitar um grande prejuízo caso ocorra um assalto. 

O ideal é que a cada troca de turno, por exemplo, ou outros horários durante o dia, o dinheiro seja retirado para o cofre local (que não esteja na sede da empresa) ou para o banco.

Mantenha no caixa apenas as quantias menores que vão servir de troco para os clientes. Outro ponto de atenção é o dia do pagamento, muitos bandidos costumam atacar as lojas no quinto dia útil. 

Por isso, opte por fazer transferências bancárias ou pagar os empregados com cheque.

Treine seus funcionários

Caso ocorra algum assalto, os funcionários precisam saber como agir nesse momento, por isso, promova treinamentos curtos e orientações para que eles estejam preparados para qualquer eventualidade.